sexta-feira, 31 de março de 2017

O texto coletivo e a construção da escrita

Práticas textuais são muito bem-vindas na Educaxao Infantil, e no nosso espaço não é diferente. Nosso Maternal II já tem contato com textos, histórias e outros materiais escritos, isso faz com que percebam a função social da escrita e comecem a se interessar por ela. Isso sim é letramento, e por aqui acontece a todo momento. 

No Maternal II da professora Cidália e das AEIs Marcela Conceição e Flavia, os pequenos conheceram o conto "A menina e o sapo" e decidiram reconta-lo do seu jeito, ou seja, do seu melhor jeito. Essas práticas de produção textual coletiva onde o professor é o escriba são de extrema importância, pois ajudam os pequenos a começarem a organizar seu pensamento. Parabéns Equipe EI-31! 
 

Conhecendo o corpo e se auto conhecendo

Nossos bebês do berçário estão começando o trabalho de identidade e autoconhecimento e isso começa pelo próprio corpo. A professora Fernanda e as AEIs Grasiele, Jucerli, Regina, Vilma e Jacqueline trabalharam com os pequenos as mãos que temos. Várias músicas com essa temática foram contadas durante a rodinha, movimentos com o corpo que pediam para que as mãos fossem mostradas, levantas ou movimentadas foram feitos incansavelmente e depois de tudo isso guache vermelho foi passadinha mãos dos bebês, que se divertiram ao sentir a textura nova com o tato das mãos e o carimbo das mesmas em uma folha de papel. Mesmo alguns resistindo a deixar que as mãos fossem pintadas, ou não carimbando a folha conforme o esperado, não importa. O que importa no berçário não é o produto final e sim todo o processo vivenciado para que esse produto fosse produzido.  Parabéns Equipe EI-11! 
 
 

Caixa de areia para reproduzir letras

Na Pré-Escola da professora Raquel os pequenos se depararam com uma novidade muito divertida. A caixa de areia. A caixa de areia é um recurso muito utilizado por Montessori uma antiga pesquisadora da aprendizagem de crianças pequenas, segundo ela, a caixa de areia é uma ferramenta importante para ser trabalhada com crianças que ainda não têm a habilidade motora fina para escrever, mas já estão desenvolvendo o princípio da linguagem escrita. Além disso, realizar os movimentos para desenhar as letras é um preparo para que elas atinjam a mobilidade para segurar lápis ou canetas futuramente. Por aqui o desafio começou com a reprodução da letra inicial do seu nome. Com o auxílio da ficha, os pequenos se divertiram através de tentativa e erro na reprodução das letras na caixa. Parabéns turma EI-41! 
 
  

Um tapete super divertido para trabalhar consciência fonológica

No Maternal II os pequenos conheceram um tapete super divertido confeccionado pela professora Cidália. Os pequenos da turma que tem como AEIs Flavia e Marcela Conceicao tinham o desafio de pisar somente nos desenhos que começassem com o som que era reproduzido pela professora. Percepção sonora interligada com brincadeira e coordenação motora foram o foco dessa atividade, sem contar que os pequenos se divertiram para valer!  Parabéns Equipe EI-31! 
 

quarta-feira, 29 de março de 2017

Visita de Dentistas no nosso EDI

Na segunda-feira foi dia de visita dos dentistas do CMS Madre Teresa de Calcutá ao nosso EDI. Com o programa PSE (Programa de Saúde nas Escolas) as visitas se tornaram periódicas. Médicos, enfermeiros e agentes comunitários assessoram os responsáveis visitando as crianças no nosso espaço e controlando seu crescimento físico, caderneta de vacinação, dentição e até ministram pequenas consultas quando percebemos que há algo errado com nossos pequenos. 

Nessa segunda-feira foi dia da visita dos dentistas. A equipe de odontologia do posto chegou ao espaço e visitou as salas com o intuito de ensinar aos pequenos a maneira correta de se escovar os dentes, além de brincar e contar histórias sobre os dentes e os bichinhos que podem ali morar, a equipe observou a dentição de cada criança fazendo os devidos encaminhamentos quando necessário. As crianças também receberam um kit composto por escova de dente, pasta e fio dental para levarem pra casa e continuarem a por em prática o que foi aprendido dentro do espaço escolar. 
 

sábado, 25 de março de 2017

Quando o que trabalhamos tem significado

Nada como ter certeza que estamos no caminho certo. A turma da professora Cidália e das AEIs Marcela Conceição e Flavia resolveram sem que fossem desafiadas, em uma simples brincadeira de massinha reproduzir a letra S trabalhada anteriormente com a cantiga do "Sapo Cururu" . Todos se surpreenderam com o fato das crianças terem assimilado tão rápido e de forma significativa todo o conhecimento que foi passado ao longo da semana anterior. Felicidade define isso tudo, uma prova real de que estamos no caminho certo e estamos fazendo a diferença na vida desses pequenos. PARABÉNS EQUIPE EI-31 por toda a sua dedicação e empenho! 
 

É Bingoooo!

Na Pré-Escola da professora Elisa a prática do Bingo de letras é muito comum e aparece inúmeras vezes em seu planejamento, pois trata-se de um brincadeira extremamente divertida e com amplo sentido no que diz respeito a conhecer o alfabeto. Através da brincadeira do Bingo os pequenos se socializam com os nomes das letras e também suas formas, pois são desafiados a procurá-las em suas cartelas assim que a professora sorteia a letra que será falada. Concentração e percepção tanto sonora quanto visual estão presentes nessa atividade e a cada dia que passa nossos pequenos nos superam mais com os resultados. parabéns Equipe EI-52. 
 

Os brinquedos cantados

E teve brinquedo cantado essa semana na turma da Pré-escola da professora Viviane. Os alunos aprenderam uma música de escoteiro que além de divertida necessitava de atenção e concentração, além de trabalhar com a lateralidade, pois era preciso ficar atento para saber qual parte do corpo movimentar para não errar. Momento de diversão e aprendizagem acontecendo juntos no pátio da escola. Parabéns Equipe EI-51! 
 
 

Pesquisando e descobrindo o mundo letrado

A pesquisa em revistas e jornais desperta a curiosidade dos pequenos além de mantê-los em contato com o mundo escrito desenvolvendo assim o gosto por folhear e tentar compreender aquele material impresso.  A turma da Pré-Escola da professora Raquel se empenhou bastante na pesquisa da letra S se utilizando de jornais e revistas e montando um cartaz coletivo, a  pesquisa, oriunda do trabalho que começou com a cantiga do "Sapo Cururu"  nessa semana. Os pequenos adoraram a atividade que envolveu, além da percepção visual e reconhecimento da letra S em diversos contextos e de diferentes formas e tamanhos, o uso da tesoura e o aprimoramento da coordenação motora fina. Parabéns Equipe EI-41! 
 
 

Quebra-cabeças pra quê?

E os quebra-cabeças foram a sensação nos cantinhos elaborado hoje no Maternal II da professora Sueli e das AEIs Sônia, Renata e Lila. No processo de formação cognitiva percebemos a importância de utilizar quebra-cabeças na educação infantil por diversos motivos, eles auxiliam no desenvolvimento físico, neurológico, psicomotor, capacidade de concentração, noção espacial, percepção visual e aumento de conhecimento sobre diversos assuntos. Alguns estudiosos ainda afirmam que esse brinquedo auxilia também em processos de amadurecimento e resolução de questões de cunho psicológico. Então, não é a toa que nossos pequenos têm verdadeiro fascínio pelos quebra-cabeças. E o melhor é que esses trabalhados pela professora Sueli foram construídos por toda a Equipe do EDI Neusa M. Goulart Brizola que esse ano vem se empenhado para a formação de um acervo de jogos construídos com materiais reciclados ou simolesmente através de recortes de figuras.  Parabéns Equipe EI-32 por propor desafios como esses tão significativos e importantes para nossos pequenos. 
 
 

A Pré-Escola da professora Viviane também não ficou de fora e trabalhou com os quebra-cabeças montados com palitos de sorvete. Desafio lançado e os pequenos se empenhando ao maximo para chegarem ao recuperado final com sucesso. Parabéns Equipe EI-51!
 

Os pequenos do Maternal II da professora Cidália e das AEIs Marcela Conceicao e Flavia também adoram os desafios com os quebra-cabeças e sempre estão dispostos a enfrentá-los. Prática comum no planejamento das professoras os quebra-cabeças são ferramentas muito usadas no nosso espaço para ajudar no desenvolvimento dos nossos pequenos. 
 

quinta-feira, 23 de março de 2017

Trabalhando número, quantidade e cores no Maternal II

Nossos pequenos do Maternal II da professora Sueli e das AEIs Renata, Sônia e Lila brincaram e aprenderam sobre os números suas quantidades e de quebra as cores. Misturando o lúdico com o pedagógico puderam se divertir aprendendo. 
 


O rodízio de atividades é tão importante

E os cantinhos são muito importantes na educação infantil.  São eles que propõem atividades diferenciadas e com isso trabalham diversas áreas de conhecimento despertando inúmeras habilidades dos pequenos. Foi por isso, e com a proposta de desenvolvê-los cada vez mais que a turma do Maternal II da professora Sueli e das AEIs Renata, Sônia e Lila aproveitaram cada cantinho montado em sala de aula para brincar, se divertir e aprender 
 

Blocos coloridos...

Nossos pequenos do Maternal I das professoras Vanessa e Silvia e das AEIs Marcela Botelho, Carmem, Auricelia e Gleice se divertiram com os blocos de montar! Muito concentrados os pequenos encaixaram as peças com cuidado e concentração. Trabalhando a agilidade e a coordenação motora, além de cores e formas essa atividade contribuiu para o desenvolvimento dos pequenos de uma forma lúdica e prazerosa. Parabéns Equipe EI-21!
 
 

quarta-feira, 22 de março de 2017

E os sapos invadiram o EDI

Como nosso projeto pedagógico esse ano aborda as cantigas, contos e fábulas nossos pequenos do Maternal II e da Pré-Escola aprenderam a música do "Sapo Cururu". Depois de cantarem, produzirem um cartaz com a música, analisarem a escrita, reconhecerem letras produziram inúmeras atividades contextualizadas sobre o tema! 

Os pequenos do Maternal II da professora Cidália e das AEIs Marcela Conceição e Flávia produziram seus próprios sapinhos com pratos de papelão. Participaram de todo o processo da produção, desde a pintura do prato até a produção e colagem dos olhos. Depois descobriram que sapos gostam de comer mosquitos, que bom pra gente, alguns até falaram que ele comia o mosquito da dengue, pois bem, o desafio agora era pegar a quantidade de mosquito indicada pela professora e colar dentro da boca do sapo. Nem é preciso dizer que todos conseguiram encarar o desafio com sucesso! Parabéns Equipe EI-31. 
 
 
 

Ja a Pré-Escola da professora Raquel também cantou a cantiga do sapo, escreveu, descobriu os espaços que existem entre as palavras e por fim descobriram a palavra sapo e a reproduziram com a massinha. Estamos imensamente felizes com o progresso em tão pouco tempo dos nossos pequenos. Parabéns Equipe EI-41! 
 
 

terça-feira, 21 de março de 2017

A canoa virou...

Nossos pequenos da Pré-Escola da professora Elisa aprenderam não só a cantar a cantiga da canoa como também a descobrir suas palavras e entender que através dela podemos aprender ditados populares como: "Com quantos paus se faz uma canoa". Com um trabalho todo integrado a professora conseguiu fazer com que os pequenos aprendessem bários conceitos de forma contextualizada e acima de tudo lúdica. Brincar de cantar, observar seu nome, o dos colegas, montar a palavra CANOA, contar as letras, descobrir qual a primeira, qual a última, conhecer a cantiga escrita, conseguir lê-la, mesmo sem saber ler convencionalmente cantando e acompanhando-a com o dedinho ajustando o falado ao escrito são apenas alguns dos muitos conceitos e habilidades que foram aprendidas pelos pequenos ao longo desse trabalho. Muitas informações, trocas de experiência e acima de tudo muita diversão. Isso sim é Pré-Escola, isso sim tem significa, isso sim importa! Parabéns ao EI-52 por mais esse trabalho! Que venham outros tantos durante o ano, estávamos com saudades das fotos dessa turminha! 
 
 

segunda-feira, 20 de março de 2017

Nossos bebês trabalhando, se divertindo e aprendendo

Nossos bebês do Berçário descobriram a cor vermelha. Muito atentos e com vontade de descobrir o mundo os bebês logo se interessaram pela atividade, que utilizou um rolinho de papel higiênico como um carimbo. todos quiseram participar e se encantaram com o resultado final, alguns ainda desconfiados e outros com certa resistência a textura da tinta e a sujar-se. Concentração, noção espacial, cor vermelha, coordenação motora ampla e fina, movimento de pegar objetos com a mão dentre outras coisas foram trabalhados com essa atividade. 
 

E dando continuidade ao trabalho com a cor vermelha foi a hora de ouvir a história da Chapeuzinho Vermelho, um conto clássico, já que nosso Projeto Pedagógico desse ano trata dos contos, fábulas e cantigas. Muito empolgados com a história, nossos pequenos foram pintar a chapeuzinho e agora usando um pincel. Ahhh como foi divertido essa experiência. Enquanto um pintava, outros olhavam atentos e quando chegava sua vez imitavam o movimento observado. Coordenação motora fina e noção espacial foram alguns dos conceitos trabalhados com essa atividade, lembrando que no berçário com crianças pequenas o processo de aprendizagem é sempre mais importante que o produto final, então não importa se o cartaz ficou feio o borrado, o que realmente importa foi como os bebês conseguiram realizar essa pintura e o quanto foi desafiante pra ele todos os movimentos que tiveram que fazer. Parabéns Equipe EI-11! 
 

sexta-feira, 17 de março de 2017

O dia do brinquedo começou...

Toda semana a Pré-Escola estabeleceu a sexta-feira como o dia do brinquedo. Nesse dia os pequenos podem escolher um brinquedo que tenham em casa pra levar pra escola e apresentar para os amigos, além lógico de poder brincar com eles. Essa atividade não trabalha somente a socialização, mas principalmente a oralidade já que os pequenos são encorajados a contar sobre as características e funções de seus brinquedos. Muita diversão é muita aprendizagem estão garantidas as sextas-feiras para esses pequenos da Pré-Escola. 

A turma da professora Raquel se divertiu no solário após apresentar seus brinquedos a todos da turma. A diversão era utilizar os brinquedos do solário tais como, balanço e escorrega para brincar com seus bonecos e bonecas. 
 

Já a turma da professora Viviane se divertiu em sala de aula mesmo. Com os brinquedos trazidos por eles, grupos se formaram de acordo com seus interesses. Era notória a socialização, diálogo e principalmente o exercício do faz-de-conta, tão importante e significativo nessa faixa-etária. 
 

Parabéns Equipe da Pré-Escola por mais esse projeto que com certeza será sucesso e nos renderá bons frutos. 

quinta-feira, 16 de março de 2017

Quantidade de letras

Nossos pequenos da Pré-Escola da professora Raquel foram desafiados a descobrirem quem da sala possuía o nome com a maior quantidade de letras, para isso a professora criou um cartaz que devia ser preenchido por cada um com seu nome. Porém, para o desafio ficar maior, os pequenos precisavam montar seus nomes da maneira correta no cartaz. Muita concentração, coordenação visomotora, atenção, noção espacial e principalmente conhecimento das letras e conhecimento matemático estavam envolvidos nessa atividade. Ao aguardarem a vez de colarem seu nome, os pequenos se mantinham atentos ao que acontecia. Parabéns Equipe EI-41! 
 
 
 
 
 
 

Elefante colorido de que cor?

Os pequenos do Maternal II da professora Sueli e das AEIs Sônia, Renata e Lila brincaram de elefante colorido. Ao mesmo tempo que se divertiam, trabalharam as cores e principalmente a atenção que era extremamente necessária para conseguir sucesso na brincadeira. Aprender brincando, brincar aprendendo esse é o nosso objetivo. Parabéns Equipe EI-32! 


Palhacinhos muito fofos

E palhacinhos muito fofos invadiram o nosso espaço no dia de ontem. O Maternal I da Professora Vanessa e das AEIs Carmem, Marcela B, Auricelia e Gleice brincaram muito e se fantasiaram de palhaço num dia de muita diversão e aprendizado. 
 
 

Chamadinha do MII

A rotina é importante demais na Educação Infantil e a chamadinha muito mais. Com a chamadinha os pequenos aprendem seu nome, sua identidade, as letras do alfabeto e muitas outras coisas. 
No Maternal II da professora Cidália e das AEIs Marcela Conceicao e Flavia os pequenos adoram o momento da chamadinha. Além de se divertirem com as janelinhas onde são mostradas ou escondidas as fotos, eles gostam do desafio de encontrar seus nomes e os dos colegas, adivinhar letras e brincar de bingo. A chamadinha acontece todos os dias na roda de conversa e tem destaque especial na aprendizagem dos pequenos. 
 

quarta-feira, 15 de março de 2017

Com a Amarelinha também se aprende

Nossos pequenos da Pré-Escola da professora Raquel hoje foram aprender de um jeito diferente. Sim, foram pra fora da sala de aula brincar de amarelinha e aprender a sequência numérica. Diversão garantida e aprendizado também. 
 

terça-feira, 14 de março de 2017

Desenho surpresa

Nossos pequenos do Maternal I da professora Vanessa e das AEIs Marcela B, Carmem, Auricelia e Gleice se divertiram com a proposta do desenho surpresa. Cada um recebia uma folha com a letra inicial do seu nome escondida debaixo dela.  Passavam o giz de cera do jeitinho que conseguiam, e assim a letra desenhava-se na folha. A cara de surpresa e felicidade dos pequenos era contagiante. Com certeza a atividade foi realmente significativa para essa turminha.
 Ce

Reunião da Pré-Escola já começou

As reuniões das turmas da Pré-Escola já começaram com a participação dos responsáveis que dedicam seu tempo a acompanhar o desenvolvimento dos filhos. Bate papo, conhecimento, dinâmica e muito orgulho marcaram esse primeiro momento entre responsáveis, professores e alunos. 
 

segunda-feira, 13 de março de 2017

Descobrindo letras e outras coisas que começam com essa letra

O Maternal II da professora Sueli e das AEIs Sônia, Lila e Renata descobriu em um alfabeto ilustrado a letra do seu nome e além disso, descobriu também que essa mesma letra também servia para escrever outra palavra que estava ilustrada no cartão da letra! Diversão, desafio e descoberta de mundo. Isso resume a atividade de hoje. 

Thiago, Gustavo, Manu, Bernardo e Yasmin super empolgadas ao encontrarem a letra incial de seus nomes e descobrirem que ela também era a letra inicial de outras palavras.