segunda-feira, 7 de março de 2016

Falando sobre um assunto importante: O MOSQUITO AEDES AEGYPTI

As turmas do Pré I das professoras Vanessa e Elisa trataram de um assunto importante na semana passada. Falaram sobre o mosquito AEDES AEGYPTI e as doenças que ele pode transmitir. Tratar de assuntos que estão na mídia fazem com que nossos pequenos se interessem mais e compreendam melhor o assunto, além disso, tratar de algo que está sendo mostrado o tempo todo na televisão, em jornais e em outros meios de comunicação é uma das etapas do letramento, pois assim estamos
trabalhando com o conhecimento de mundo.
No Pré I da professora Elisa os pequenos discutiram na rodinha alguns dos sintomas das doenças causadas pelo mosquito. Através de figuras ilustrativas puderam reconhecer esses sintomas e nomeá-los. Depois disso foram levados a pensar e escrever um texto coletivo onde as ideias recolhidas na roda de conversa deveriam ser transformadas em informações coerentes, para que outras pessoas pudessem lê-lo e entendê-lo. Desafio grande para crianças pequenas. Com ajuda e sempre valorizando a oralidade de cada um o resultado foi surpreendente.
 
Depois da criação do texto informativo foi hora de colocar a mão na massa e fazer a dobradura do mosquito. Conceitos matemáticos são sempre trabalhados em atividades que envolvam dobraduras, tais como: figuras geométricas, tamanhos e unidades de medida. Os pequenos se concentraram bastante na atividade e já começaram os treinos para a utilização correta da tesoura. Mais um desafio cumprido! Depois foi a hora de esquematizar tudo, produzir um lindo cartaz e é claro colocá-lo em exposição na parte externa do EDI para que todos pudessem ter acesso as informações produzidas por esses pequenos.


 Já no Pré I da professora Vanessa, os pequenos também discutiram sobre o mosquito AEDES AEGYPTI  e criaram um texto coletivo agrupando as ideias debatidas na roda de conversa. O texto coletivo é uma atividade que desenvolve não só a capacidade de concentração, mas também mostra aos pequenos algumas normas da nossa língua escrita, tais como: a escrita ser sempre da esquerda para direita, a utilização de espaços para separar palavras, a continuidade das frases em outra linha quando o espaço da folha não permitir uma continuidade linear, além de possibilitar aos pequenos a percepção de que no texto é necessário ter coerência para que outras pessoas possam entendê-lo. Tudo isso não se aprende em um só texto coletivo e sim na prática cotidiana da realização de atividades como essa. Além do texto coletivo nossos pequenos também se fantasiaram de mosquito e fizeram desenhos maravilhosos para ilustrar nosso texto!
   
 
 

0 comentários:

Postar um comentário