domingo, 12 de maio de 2013

EI 40 – Miniprojeto chinelinho

Partindo do livro Chinelinho – Uma história sem par – de Carolina Michelini, realizamos um mini projeto onde o interesse das crianças indicou os caminhos a seguir.

O livro foi lido pela professora e teve identificação imediata por parte dos alunos. Como a história trata da relação entre pai e filho, as crianças dialogaram desde o início com a situação vivida no livro.

O interesse permaneceu e a história foi recontada pela professora, e teve contribuição constante das crianças durante a narrativa. Desta interação surgiu a ideia de que a turma recontasse a história, e que criássemos um livro feito por eles.

A turma recontou a história, que foi montada em partes, e organizada como um livro – EI 40 RECONTANDO HISTÓRIAS – CHINELINHO. Após a recontagem, as crianças fizeram chinelinhos e imprimiram seus pés dentro deles – trabalhamos o chinelo, seus usos e sua utilidade real. Falamos do pé, o que tem nele, e brincamos de seguir pegadas num circuito simples. Observamos a diferença entre o chinelo do papai e o pé do filho e vivenciamos o conceito de grande e pequeno construindo o chinelão do papai; experimentamos ainda o conceito de grande  no manuseio de balões de gás vazios e cheios de ar, e o conceito de pequeno na construção de bolas de jornal. Aproveitamos o desenvolvimento do projeto para experimentar a cor vermelha em todas as atividades.

PEI Elisa Bastos
AAC Antônio

0 comentários:

Postar um comentário