quinta-feira, 2 de junho de 2016

Semana da Alimentação Saudável

O que que tem na sopa do neném? O que que tem na sopa do neném?
De 16 de maio a 20 de maio ocorreu a Semana da Alimentação Saudável, um tema que não poderia ficar de fora do nosso espaço, afinal de contas desde pequeno é importante que as crianças tenham consciência sobre os alimentos que fazem bem para nossa saúde.
 
O Maternal II da Professora Fernanda e o Maternal II da Professora Raquel fizeram uma pesquisa com encartes de mercado tentando descobrir quais daqueles alimentos fariam com que nosso corpo adoecesse caso fossem consumidos em grande quantidade. Depois da pesquisa os pequenos montaram um cartaz com uma lista dos alimentos encontrados por eles.
 
Já o Maternal I da professora Sueli depois de pesquisar e conversar na rodinha resolveu montar um prato saudável para mostrar a todos o quanto é importante que o prato contenha sempre legumes e proteínas. A diversão foi completa quando os pequenos descobriram que usariam arroz e feijão de verdade para colar no papel.
 
O Maternal I da professora Cidália conheceu as frutas e adorou a experiência de prová-las diferenciando seus sabores. Melancia, mamão, banana e maça, todas muito conhecidas a apreciadas pelos pequenos. Todos puderam visualizar suas diferentes formas, tamanhos e cores. A percepção tátil e gustativa, além da visual foram exploradas nessa atividade. Todos se deliciaram e aprenderam a importância das frutas em uma alimentação saudável.
 



 
 


Chamadinha no Pré I

Um dos momentos mais importantes na Pré-Escola I é o momento da realização da chamadinha que acontece na roda de conversa. A chamadinha além de promover o reconhecimento do próprio nome e trabalhar a identidade, também pode ser utilizada para promover outros conhecimentos na faixa etária deles. Através do trabalho com nome podemos desenvolver a consciência fonológica, identificação de letras e fonemas dentre tantos outros conceitos relacionados ao mundo letrado.
 
O Pré I da professora Elisa realiza atividades diferenciadas todos os dias no momento da rodinha com as fichas pertencentes a chamadinha. Hoje foi dia de sortear a letra e associá-la ao nome do colega. Sim, além de reconhecer o próprio nome, os pequenos também reconhecem o nome dos colegas e assim ampliam seu repertório de letras, o que é de grande valia para os próximos anos antes da chegada a alfabetização.
 

Descobrindo as cores

Nosso Maternal I descobriu as cores primárias de forma lúdica e muito animada. Através de um jogo com garrafas, bolas e arcos coloridos os pequenos precisavam fazer associação entre as cores e colocar as bolinhas nos arcos certos de acordo com as cores representadas pelas garrafas. Parece fácil, mas para eles foi um grande desafio. Percepção visual e coordenação motora foram primordiais para o sucesso da atividade, pois era preciso que a bola permanecesse dentro do arco. Todos se divertiram muito e se desenvolveram também.
 

Maio é o mês delas!!

Como pensar em Maio e não pensar em Mãe. Mãe é aquela que cuida, aquela que pode ocupar todos os lugares, mas cujo o lugar ninguém mais pode ocupar. Por isso, nós do EDI Neusa Maria Goulart Brizola homenageamos todas as mães de uma maneira muito especial.
No EI-41 da Professora Cidália e no EI-42 da Professora Sueli os pequenos produziram cartazes especiais para aguardar a chegada do grande momento em que honrariam a presença de suas mamães dentro do espaço em que permanecem grande parte do dia: nosso EDI. Todos se preparam muito contentes para esse dia especial
 

No grande dia tão esperado elas compareceram e participaram das atividades propostas em sala que promoviam a interação entre mães e filhos através do toque, afeto e conversas. Era preciso reconhecê-los sem utilizar o olhar, apenas pelo tato, cheiro e outras coisas. Para terminar nada como um belo café da manhã e uma apresentação final para fazer derreter o coração de qualquer mãe. Parabéns Equipe Maternal I pelo empenho e carinho com as mães dos nossos pequenos tesouros.
 
 
 
Nossos Berçário também homenageou as mamães e curtiu um momento muito especial ao lado delas. Nossos bebês adoraram compartilhar brincadeiras e descobertas com as mães dentro do espaço escolar.