A rotina da Educação Infantil tem que ser cercada de desafios que façam os nossos pequenos se apropriarem de estratégias para resolvê-los e com isso desenvolvem-se cada vez mais.
No EI-41 das professoras Alexandra e Karla e das AEIs Renata, Adriana e Fátima. Vários desafios são realizados diariamente! Nesse dia, um dos desafios propostos foi passar por debaixo do barbante preso a duas cadeiras. O que para nós parece muito simples, para eles, com apenas dois anos de idade, se torna algo bem grande e desafiador. Nessa atividade além da coordenação motora grossa, desenvolveu-se também a percepção espacial, pois era necessário abaixar-se ou arrastar-se no chão para conseguir concluir o desafio. Depois de todos realizarem a atividade foi colocado no meio da sala uma grande caixa de papelão para que pudesse ser explorada por todos. Nem precisamos comentar que a farra foi geral. Todos queriam entrar na caixa ou subir nela. Foi muito divertido!
Já em um outro momento os pequenos foram desafiados, utilizando-se do mesmo barbante, a colocar os pregadores sozinhos, sem auxílio de ninguém! Nessa atividade além da coordenação motora fina também foi trabalhado o movimento de pinça, este que tanto precisamos para obtermos sucesso na alfabetização. Que venham mais desafios!!!