sábado, 5 de janeiro de 2013

Reunião de responsáveis


PREFEITURA DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
GERÊNCIA DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Dia 15/12/2012

REUNIÃO DE RESPONSÁVEIS

Berçário e maternal

Observação: Apesar de a reunião ser obrigatória para os usuários do cartão Bolsa Família, a mesma deve ser extensiva a todos os responsáveis da unidade.

PAUTA

1º momento - Saiba, de Arnaldo Antunes

Acessar em: http://www.youtube.com/watch?v=6lT_n2SyYV8 

2º momento: A partir da música, levantar junto aos responsáveis as questões pertinentes:

Atividades desenvolvidas durante o ano com vistas ao desenvolvimento da criança;
A colaboração fundamental da família:
Interação entre a criança e seus responsáveis
Atividades de férias – brincadeira
Discorrer com os responsáveis sobre como estabelecer uma rotina mais tranquila com a criança, para que ela usufrua de maior segurança e tranquilidade em todos os espaços, inclusive na creche.

3ª momento: Sugestões de atividades com as crianças durante o recesso.



O que podemos fazer nas férias com as nossas crianças?

Em casa

        Bebês

Precisam de condições para se movimentarem, por isso não os deixem muito tempo no mesmo lugar ou posição. Para os pequenos se desenvolverem é importante que explorem e conheçam o ambiente.

Gostam de jogar brinquedos no chão para que sejam devolvidos. Eles não fazem essa brincadeira para aborrecer, mas, para observar como o brinquedo cai e experimentar a sensação de perder e recuperar o que gostam.

Brinque com os pequenos de cobrir e descobrir o rosto, conversando com eles e interagindo com as suas reações.

Quando estiver fazendo alguma tarefa, procure deixar a criança por perto. Dessa forma, ela se sentirá segura.

Evite falar muitas vezes a palavra não. Reflita sobre ceder em alguns momentos. Procure conversar e explicar o que pode ser feito e o que não pode. 

Demonstre atenção quando a criança quiser se comunicar. Ela precisa ser ouvida, compreendida e amada. São essas atenções e carinhos que a ajudarão a crescer com segurança.

Cante com os pequenos, batendo palminhas e imitando sons. Assim, eles aprendem a relacionar som e movimento. 

Ouvindo música, sente a criança em seu colo e acompanhe o ritmo. Dance com ela, fazendo gestos para que imite.

Invente músicas com o nome da criança, com nomes das partes do corpo, nomes de roupas, de objetos... 

Converse muito com os pequenos, repetindo o que dizem e falando de forma bem pronunciada novas ideias. Fale sobre as coisas que lhes interessam, dizendo seus nomes, cores, formas, para que servem, de quem são... 

Aponte as partes do seu corpo e diga os seus nomes. Dessa forma, eles vão percebendo como são e como podem se expressar.

Aproveite uma caixa grande de papelão (de fogão, geladeira...) e tire o fundo da caixa. Juntos, vivam momentos de brincadeira, passando por dentro da caixa. 

Brinque com a criança de esconder brinquedos embaixo, por exemplo, da mesa. Crianças adoram desafio!

Sente com a criança no chão e juntos brinquem de rolar uma bola de um para o outro, para que, através do movimento, a criança devolva a bola para você.

Crianças adoram brincar com água. No banho, esteja sempre por perto, para evitar acidentes.
Ficar limpo dá aquela sensação de prazer e proporciona saúde. Enquanto o pequeno toma banho, incentive para que                                                                                                                                                                                           ajude, lavando o seu corpinho também.

Quando for trocar a roupa da criança, deixe que ela colabore. Fale com ela sobre cada peça, seu nome, sua cor, se está limpa ou suja, se está seca ou molhada. Esse processo de cuidado ajuda na sua saúde, na construção de hábitos de higiene e a faz sentir amada.

Cante com a criança, fazendo gestos e brincando com o corpo. Peça a criança que mostre as partes de seu corpo e de bonecos. Essa brincadeira pode ser feita também cantando!

Coloque brinquedos dentro de uma caixa e peça para pegá-los, brincando e conversando com a criança.

Dedique momentos do dia para mostrar desenhos e figuras de brinquedos, animais, carros... Diga como são e para que servem: “O carro vermelho”, “O menino brincando na piscina.” , “  O peixe!!”...

Crianças adoram ver fotografias! Aproveite esse interesse para apresentar a elas fotos de quando eram bebês,  de passeios que fizeram, da mãe grávida, dos pais quando eram crianças... Enfim, viva e reviva com ela muitas histórias! 

Converse e explique sobre o que é vivido e visto. Diga o lugar onde os objetos ficam guardados e responda às suas perguntas. Dessa forma, a criança aprende mais!

Garrafas de plástico vazias, tubos e potes limpos podem ser ótimos instrumentos para novas brincadeiras. Aproveite para incentivar a criança a torcer e a destorcer as tampas, aprendendo, assim, a abrí-las e fechá-las.

Proponha à criança rasgar, picar, dobrar e amassar papéis... Essas experiências proporcionarão a vivência de diferentes movimentos com os dedos e mãos, a escuta dos ruídos provocados por esses movimentos e a criação de brincadeiras. Que tal fazer bolas e marcar gols? Fazer barquinhos de papel e gaivotas? 

Desenhar é uma experiência importante para o desenvolvimento de sua criança. Quando a criança traça as suas ideias ela descobre novas formas de se expressar e entender o mundo. Proporcione momentos para desenhar, oferecendo papéis diversos, canetinhas, lápis de cor, giz de cera, entre outros.

Brincar com massinha, pintura a dedo, areia e terra misturadas com água são oportunidades enriquecedoras para a criança, mas tome cuidado para que ela não coloque a mão suja na boca ou nos olhos. 

Crianças são rápidas! Tenha cuidado com o fogão, com o ferro quente de passar roupa, com facas, tesouras, venenos, baldes com água, produtos de limpeza, janelas sem proteção, piscinas... Enfim, prevenir sempre é o melhor remédio.

Passeando na comunidade

Incentive a criança a caminhar, o que a ajudará a se movimentar com mais autonomia. Passear e tomar sol no início da manhã e no final da tarde ajuda na saúde da criança.  

Caminhe com a criança, mostrando e dizendo o que é visto. Dessa forma, a criança aprende a falar e entende o ambiente em que vive.

Converse com a criança, falando sobre tudo que é visto, mostrando detalhes e novidades!

Crianças gostam muito de animais. Diga a elas os seus nomes, brinque de imitar os sons e os movimentos que fazem.

Crianças adoram participar de brincadeiras com você, responsável, e também com outras crianças! Gostam de dançar, de imitar animais, carros, trens, de cantar músicas e de marcar ritmos com palmas e com pés. Aproveite para convidar uma criança que esteja por perto para dividir esses momentos.

Brinque de pegar e de esconder. Proponha à criança subir em um degrau de pouca altura, segure-a pelas mãos e convide-a a pular. Essas experiências darão a ela a segurança necessária para vivenciar novas possibilidades de brincadeira. 

Frequente a pracinha da comunidade onde mora, e incentive a sua criança para que se relacione com as crianças que ali estão. Construa uma relação de amizade e marque horários para que possam brincar juntos.

Visitando parentes e amigos

Crianças gostam de conversar, ouvir histórias, brincar com outras crianças... Facilitar esses encontros ajuda a criança a viver novas  experiências.

Crie o “Dia do brinquedo” em sua casa e/ou na casa de algum amigo ou parente mais próximo. Receba os colegas do(a) seu filho(a) com um lanche bacana. 

Promova o bazar dos brinquedos usados. Incentive que as crianças que moram nas proximidades tragam brinquedos para serem trocados entre elas e/ou doados para uma instituição. Apesar da pouca idade, incentivar o compromisso com o outro é fundamental!

Fazendo compras

Quando for com a criança, por exemplo, ao mercado, aproveite para lhe mostrar tudo que há ao redor. Converse com ela sobre os produtos disponíveis, explicando para que servem e quem gosta de usá-los. Fale sobre as embalagens, mostrando imagens e cores. Assim, a criança amplia o conhecimento sobre a linguagem e fará relações sobre o mundo e as pessoas com quem interage. 

Mostrar para a criança a lista de compras e ler com ela os seus itens, é uma importante oportunidade para desenvolver e ampliar o seu interesse pela escrita e pela leitura.

Unidades Básicas de Saúde: espaços de cuidados

Crianças pequenas precisam ter seu desenvolvimento e crescimento  acompanhados  com frequência. Quanto mais novas, menor o intervalo entre as consultas. Visite a Unidade de Saúde da sua comunidade e procure saber sobre o calendário de vacinação e outros programas relativos à saúde da criança.

Quando levar o seu pequeno à Unidade de Saúde, fale para ele o nome dos profissionais que irão atendê-lo. Converse sobre o que estão vendo e explique sobre a importância de estar lá, recebendo cuidados e crescendo com segurança.

É importante que as crianças e suas famílias percebam que as Unidades de Saúde e seus profissionais são parceiros na promoção da saúde de todos.  

Crianças crescem e mudam de ambiente: da Educação infantil ao Ensino Fundamental 

Quando a criança for mudar de espaço educativo, aproveite para levá-la ao novo ambiente. Apresente os espaços da nova escola, e as pessoas que ali trabalham. Mostre - lhe o caminho que irão fazer para lá chegar e apresente-a à nova instituição. Explique os porquês da mudança de escola e como este novo espaço também será bom na sua trajetória escolar.

Minha Primeira Biblioteca

Neste ano, todas as crianças da Educação Infantil receberam 2 lindos livros! Agora, esses livros fazem parte da vida de vocês!  
Aproveitem essas obras para viverem juntos momentos de encantamento, pois a hora da leitura é momento para trocar afeto. É o momento para você parar tudo, escolher um livro e mostrar o carinho que sente por aquele objeto. 

Tempos e lugares: bem vindo à leitura!

Ler antes de dormir é uma delícia e também muito importante. Mas boas leituras podem acontecer a qualquer hora e em qualquer lugar! 

Ver os adultos próximos lendo é um dos melhores incentivos à leitura. Aproveite o momento em que você está com o livro em mãos para incentivar também na criança a leitura individual: enquanto você está com o seu livro, ela escolhe um outro e pode  folheá-lo um da maneira que desejar. 

Leituras: possibilidades que se abrem

Leia com calma, para que  apreciem o livro em parceria. Se a criança tiver vontade de ficar mais tempo em uma ilustração ou se quiser fazer perguntas, deixe a conversa acontecer. Se for o caso, use um marcador e continue a leitura no dia seguinte. Este momento de descoberta do livro é muito importante para a criança.

Use variados tons de voz durante a leitura. Mude a entonação de acordo com os momentos da trama, troque olhares com a criança, dê risada, chore, expresse suas emoções!

Interrompa a leitura em alguns momentos, se estiver lendo um livro mais complexo e converse sobre a história. Assim você cria espaço para o questionamento.

Se a criança for quem estiver lendo em voz alta, evite corrigi-la em eventuais enganos e tropeços. Esse momento é de descoberta da leitura e as correções podem causar timidez e desinteresse. Para as crianças que ainda não têm fluência, leituras intercaladas, do tipo jogral, podem ser interessantes.

Ampliando experiências...

Que tal criar com a criança uma encenação teatral? Demarque um espaço na casa e peça que ela invente uma voz para os personagens. Depois, ambos podem reler a história e interpretar o enredo. Criar roupas para esse momento e promover uma apresentação para o resto da família também são oportunidades imperdíveis!

Para incrementar e tornar a brincadeira ainda mais criativa, use objetos da casa para interpretar. Uma panela pode virar um palácio, uma caneca, uma carruagem, uma toalha, um rio...

Brinquem de mudar o final ou de incluir algo mais na história: pode ser uma palavra, um rumo diferente, enfim, o que a criatividade mandar...
  
Filmes e peças teatrais baseadas na história também são ótimas formas de mostrar o quanto pode render um livro que amamos.

Compartilhando...

Com o tempo, ler torna-se cada vez mais uma atividade individual, mas conversar sobre os livros é uma vivência que pode começar cedo.

Se for um dia de brincadeira com os amigos, que tal uma pausa para ler? Você pode ser o leitor e outras crianças mais velhas também podem assumir este papel: as maiores podem ler para as menores!

Uma história sempre há de ser relembrada. Que tal conversar sobre a história da noite anterior? Ações como essa podem mostrar que a história lida fica dentro da gente e que ler é uma delícia.

Fontes pesquisadas:

BRASIL. Ministério da Saúde. O Que Podemos Fazer Juntos – Desenvolvimento Global e Atividades da Criança até 3 Anos. Brasília, 1992.
 “23 DICAS PARA O LIVRO SAIR DA ESTANTE (E CAIR BEM NAS MÃOS DO SEU FILHO)”, publicada na Revista Crescer - junho/ 2010. Fonte da matéria original: Kiara Terra, contadora de histórias, e Maria Irene Maluf, coordenadora do Curso de Neuropedagogia do Instituto Saber.

4º momento: Confraternização:

Apresentação das turmas;
Ceia coletiva.

Fotos

0 comentários:

Postar um comentário