E hoje recebemos a ilustre visita desse super-herói bem conhecido! Sim, o homem aranha veio até o nosso EDI, participou da festinha do Luiz Fernando e ainda deu tempo de fazer uns truques e uma dança com os pequenos do MI e MII. Agradecimento especial ao David, tio do Luiz Fernando, por sempre que pode proporcionar momentos divertidos para os pequenos, e para a mãe do Davi Marques, Simone, por ter trazido o personagem querido da criançada.
segunda-feira, 24 de setembro de 2018
quinta-feira, 20 de setembro de 2018
Tic-tac dia e noite, tic-tac noite e dia
Os pequenos da Pré-Escola da professora Avany descobriram na poesia "O Relógio" de Vinícius de Moraes o que acontece quando o tempo passa. Ao fazer descobertas sobre o tempo, os pequenos perceberam as diferenças entre o dia e a noite, e descobriram características do sol e da lua. Através de tudo isso perceberam que podemos contar as horas e que para isso utilizamos o relógio. Daí foram descobertas, atrás de descobertas!
Blocos Lógicos
Os blocos lógicos são peças de madeira de diferentes, formas, tamanhos, espessuras e cores. Além de um brinquedo criativo, os blocos lógicos podem ser utilizados em diferentes contextos e desenvolver ainda mais o raciocínio lógico e a percepção visual dos pequenos. A Pré-Escola da professora Avany simplesmente adora os momentos em que os blocos lógicos são utilizados como parte do planejamento, seja pra montar castelos, casas e muros, quanto para perceber e continuar as sequências de acordo com os atributos das figuras. Sempre que a atividade com os blocos lógicos é proposta, inicia-se uma diversão sem tamanho.
quarta-feira, 19 de setembro de 2018
Senhor Alfabeto
O Senhor Alfabeto está muito faceiro! O projeto do Maternal II da professora Marta e das AEIs Lila, Renata e Carmem consiste em um boneco, muito fofo, chamado Senhor Alfabeto. Esse boneco passeia na casa dos pequenos e os registros são armazenados em um grande caderno que também vai junto para a casa dos pequenos. São registradas fotos de todos os momentos curtidos pelas crianças, há também a leitura do livro O Seu Alfabeto e o desenho feito pelos pequenos acompanhado de seus responsáveis. Mais uma vez a ludicidade, e o faz de conta inseridos nos contextos de aprendizagem.
Simples tampinhas
Simples tampinhas de garrafas podem fazer a diferença no nosso espaço de desenvolvimento infantil. Sim, com material reciclável construímos jogos e outros tipos de material para que possamos estimular todo o conhecimento dos nossos pequenos. E através do alfabeto móvel feito com tampinha de garrafa a professora Daniela em sua turma de Pré-Escola incentiva a escrita de diferentes palavras. O uso do alfabeto móvel, além de propor uma ludicidade maior do que a própria escrita com lápis e papel, ainda reforça a ideia de que errar não é tão ruim, pois ao invés de apagar o que errou, os pequenos apenas trocam as letras de lugar, não deixando marcas da escrita. Essa é a fase inicial da construção da escrita e leitura.
terça-feira, 18 de setembro de 2018
Era uma casa muito engraçada
A dinâmica da casa foi bem trabalhada, tendo como base a poesia da CASA de Vinícius de Moraes. Os pequenos conheceram o verso dessa poesia musicalizada e descobriram do que pode ser feito uma casa, os diferentes tipos de moradia e os diferentes espaços dentro de uma mesma casa. Através da arte, da montagem de quebra-cabeças e outras sistematizações, os pequenos da Pré-Escola da professora Daniela conseguiram de maneira lúdica construir conhecimento.
E quando a contação de histórias é feita por eles mesmos?
Quando as crianças se sentem seguras, acabam sendo protagonistas das suas ações de maneira que percebemos o quanto de conhecimento de mundo está implícito no que fazem. Os pequenos da Pré-Escola da professora Daniela adoram histórias, e como se não bastasse gostar de ouví-las, eles também gostam de contá-las. Ao contar histórias as crianças desenvolvem o seu imaginário e também conhecimentos acerca do texto. Com essa dinâmica percebemos os conhecimentos implícitos nas ações dos pequenos, como passar o dedo por cima das letras, arrastar o dedo da esquerda para a direita, inventar a história de maneira coesa, respeitando o início, o meio e o fim e a leitura de imagens como base para todo o enredo do texto. São essas ações que provam o quanto estamos caminhando para uma construção do conhecimento cada vez mais ativa.
Arriscando a escrita também...
Nossos pequenos do Maternal II também arriscam a escrita colocando em jogo os conhecimentos que possuem acerca das letras, palavras e sons. através de um brincadeira bem divertida, onde foram desafiados a escreverem o nome do seu melhor amigo, os pequenos se divertiram ao tentar traçar letras que não pertenciam a sua identidade (seu nome). Através da ludicidade a coordenação motora afina e a percepção visual foram trabalhadas com essa atividade.
Arriscando a escrita...
Ao arriscar a escrita os pequenos colocam em jogo todo o conhecimento que tem a respeito do mundo das letras. Através dessa atividade percebemos o quanto já foi construido do processo de leitura e escrita. Os pequenos da Pré-Escola da professora Vanessa arriscaram a escrita de palavras que já haviam sido trabalhadas e que faziam parte de todo o contexto trabalhado durante esse bimestre. Os pequenos puderam associar letra x som e discutir coletivamente sobre o que estavam aprendendo. Momentos como esse garantem uma proposta onde a contrução do conhecimento é a base de todo o aprendizado.
sexta-feira, 14 de setembro de 2018
Caça-nomes
Os pequenos da Pré-Escola da professora Viviane encararam o desafio de encontrarem os seus nomes em um grande caça-palavras. Os pequenos se empenharam e descobriram que dentre tantas letras, se observassem bem e analisassem tudo direitinho seus nomes estavam escritos ali, naquele emaranhado de letras. Divertida, diferente e desafiadora a proposta desenvolveu a percepção visual, o reconhecimento do nome, a identificação de letras e o conhecimento de letra inicial e final.
quarta-feira, 5 de setembro de 2018
Desfile Cívico 2018
Porque estávamos lá, e foi lindo! Mesmo embolado, com choro, não querendo largar os responsáveis nossos pequenos arrasaram no desfile cívico. Porque acreditamos sim na importância desses pequenos momentos no intuito de inserirmos sempre valores culturais nos nossos pequenos!
E a chapeuzinho virou lobo?
Os pequenos do Maternal I da professora Rosana e das AEIs Fatima, Auricélia, Marcela C. e Marcela B. se encantaram com um fantoche pra lá de especial. Um só fantoche que se transforma em várias personagens da história da chapeuzinho vermelho. Os pequenos ouviram a história com olhos bem atentos ao boneco esperando as grandes transformações. Ludicidade, desenvolvimento da oralidade, ampliação de vocabulário, escuta atenta, desenvolvimento da imaginação e concentração além da organização de pensamento foram alguns dos conceitos trabalhados com essa atividade.
Assinar:
Postagens (Atom)