terça-feira, 21 de junho de 2016

E o primeiro esporte olímpico é....

...O  FUTEBOL

Uma paixão nacional, o futebol também é uma modalidade olímpica, e por incrível que pareça é a única competição em que o time brasileiro ainda não conquistou uma medalha de ouro. O futebol foi o segundo esporte coletivo a entrar como uma modalidade olímpica, só atrás pólo aquático e hoje se divide em duas modalidades: feminina e masculina. 
Nossos pequenos pesquisaram a respeito desse esporte como modalidade olímpica e descobriram suas regras, uniformes e principalmente seu instrumento condutor: a bola! 

O Maternal I das professoras Cidália e das AEIs Fatima, Gleice, Marcela C. e Sonia confeccionou a bola com jornais e revistas como as utilizadas nos jogos de futebol. Todos quiseram tocar, chutar e conduzí-la com os pés. Foi uma descoberta e tanto.
Essa turminha também conheceu a poesia de Francisco Moraes Mendes: O JOGO e dentre tantas palavras escritas destacou a palavra BOLA. Mesmo tão pequenos conseguiram reconhecer essa palavra e associá-la ao objeto já trazido pra dentro de sala de aula.

Já o Maternal I da Professora Sueli e das AEIs Lila, Renata e Viviane confeccionou uma bola com restos de jornais e fita colante, a colocou presa em um barbante e treinou o chute a gol sem parar. Todos se divertiram de montão.

Ainda no maternal I da professora Sueli a diversão foi grande quando a professora despejou no chão um saco cheio de bolas. Grandes, pequenas, coloridas ou brancas, isso não importava, o que importou foi que muitas descobertas foram feitas com tamanha quantidade de bolas!

Já o maternal II da professora Fernanda e das AEIs Marcela B. e Auricélia conheceu as regras do futebol, montou um campo, onde todos ajudaram na pintura e confecção e por fim se desenharam como jogadores para compor o tal campo criado. Coordenação motora fina, concentração e respeito aos limites da folha foram trabalhados com essa atividade. 

O Maternal II da professora Raquel e das AEIs Carmem e Regina também confeccionou um campo de futebol, mas utilizou uma caixa de pizza como base e descobriu que ao soprar o canudo a bolinha se movimentava. O vento produzido pelo sopro fazia com que a bola se mexesse e o objetivo era fazer o gol. Todos adoraram a brincadeira, que além de divertida também trabalhava a parte sensorial e a coordenação viso motora. 


No maternal II da professora Raquel também registramos o momento de arregaçar as mangas e amarrar as chuteiras. Sim! Nossos pequenos aprenderam como amarrar cadarços utilizando uma chuteira confeccionada com papelão. Nem precisamos descrever a tamanha concentração e empenho de todos para conseguir realizar a tarefa.


O Pre I da professora Elisa descobriu que vários esportes se jogam com bola, porém não a mesma bola. Diferença na textura, peso e tamanho entre as bolas específicas de cada esporte foi destaque na sala do Pré Escolar. E depois de tantas descobertas nada melhor do que se divertir no pátio com todas as bolas exploradas. 

E os nossos bebês do berçário gostaram mesmo foi de conduzir a bola  entre os espaços limitados no chão. A coordenação motora foi desenvolvida nessa atividade, mesmo com a ajuda da educadora. 



Que venham as Olimpíadas!


Como não pensar nelas se elas estão chegando! Sim, as olimpíadas do Rio 2016 estão chegando, só faltam cerca de 50 dias para o início dos jogos. Nosso EDI está se preparando para conseguir acompanhar de perto tudo que irá acontecer no mês de agosto na nossa cidade, por isso nada melhor do que conhecermos alguns esportes olímpicos e os símbolos que representam esse evento que acontece somente de 4 em 4 anos. 

Todos se empenharam na confecção da tocha gigante que em revesamento também passou por todas as salas até chegar ao pátio do nosso EDI. Os momentos foram marcados por muitos "flashes", todos queriam segurar e tirar uma casquinha da tocha!
 









terça-feira, 14 de junho de 2016

Sequência de cores e coordenação no MI

A turma da professora Cidália teve um grande desafio cercado de muito trabalho. Colar as bolas na fita de durex exposta na sala exigia coordenação motora e paciência, além de trabalhar também a sequência de cores. Os pequenos adoraram o desafio e se empenharam bastante para conseguir completar a tarefa. O trabalho em equipe também foi desenvolvido, já que todas as bolinhas deveriam ser coladas na mesma durex. Sendo assim, todos trabalharam juntos para conseguir o sucesso na realização da atividade. 

quarta-feira, 8 de junho de 2016

ELAS ESTÃO CHEGANDO... Olimpíadas 2016

Já começou a contagem regressiva para o começo das Olimpíadas que serão sediadas pela nossa cidade maravilhosa. Nossos pequenos já começaram as pesquisas e o Pré I da Professora Elisa e o Pré I da professora Vanessa trataram logo de pesquisar de onde virão tantos atletas para a nossa cidade? Os pequenos resolveram através do MAPA MUNDI se localizar e localizar também outros países que participarão dos jogos conosco. Também descobriram que o mapa possui cores específicas para que se possa entender o que nele está desenhado. Descobriram que tudo pintado de azul no mapa representava água e o que era verde e marrom representava terra e então pintaram seu próprio mapa. Coordenação motora fina, concentração, cores, respeito aos limites da folha e acima de tudo conhecimentos geográficos foram trabalhados com essa atividade. Parabéns Equipe do Pré I!

Depois de conhecer o MAPA MUNDI foi hora de pesquisar sobre as cores que representam cada um dos continentes e que são encontradas no maior símbolo que representa as olimpíadas: os anéis olímpicos. Nessa atividade os pequenos tiveram que colocar em jogo seus conhecimentos sobre a escrita e utilizar estratégias de leitura para decodificar o nome das cores que já havia sido trabalhado e sistematizado em cartaz exposto na sala. Todos se empenharam bastante e conseguiram realizar a atividade associando o nome a cor correspondente e pintando os continentes da forma correta.

Dia do brincar

No dia do Brincar nossos pequenos do Maternal II da turma da professora Raquel colocaram a mão na massa e construíram um BILBOQUÊ. Com garrafas PET, barbante e pedaços de papel os pequenos se concentraram bastante para que o brinquedo ficasse perfeito. Coordenação motora fina e grossa, movimento, cores e diversas outras habilidades manuais foram desenvolvidas com essa atividade. Parabéns Equipe EI-32 que proporcionou através de uma prática lúdica um divertimento cercado de encantos e aprendizagens.

Parceria com o PSE

O Programa Saúde na Escola ajuda muito nossos pequenos e principalmente os responsáveis que não possuem tempo hábil de levar seus filhos ao acompanhamento no Posto de Saude. Além das visitas periódicas feitas pela Equipe do Centro Municipal de Saúde Madre Teresa de Calcutá ao nosso espaço para acompanhamento das cadernetas de vacinação, saúde bucal e pesagem dos pequenos, o Centro também realiza campanhas e atendimentos dentro da nossa Unidade Escolar.
 
No mês passado foi a vez da campanha contra a gripe H1N1 se estender por todo nosso espaço. Os responsáveis foram convocados a comparecer a Unidade Escolar no dia marcado para vacinarem seus filhos ao término do dia. Embora doloroso para nossos pequenos, sabemos o quanto é importante para a saúde dos mesmos mantê-los sempre em dia com as vacinas disponibilizadas ao longo das campanhas propostas.
 
Nesse mês foi a vez da realização do atendimento odontológico dentro do nosso espaço. Depois de analisados os casos que precisavam de intervenção, os pais foram avisados e assinaram um termo permitindo o atendimento dentro do nosso EDI. Os pequenos se comportaram como príncipes e princesas e terminaram o dia com um sorriso muito mais brilhante.


quinta-feira, 2 de junho de 2016

Agrupando no Pré I

Hoje o desafio no Pré I da professora Elisa era agrupar uma quantidade enorme de tampinhas que pertencem ao material disponível na sala de aula em tampinhas grandes e tampinhas pequenas. Nessa atividade os pequenos tiveram que por em pratica conhecimentos específicos além de aprimorar sua discriminação visual.

Semana da Alimentação Saudável

O que que tem na sopa do neném? O que que tem na sopa do neném?
De 16 de maio a 20 de maio ocorreu a Semana da Alimentação Saudável, um tema que não poderia ficar de fora do nosso espaço, afinal de contas desde pequeno é importante que as crianças tenham consciência sobre os alimentos que fazem bem para nossa saúde.
 
O Maternal II da Professora Fernanda e o Maternal II da Professora Raquel fizeram uma pesquisa com encartes de mercado tentando descobrir quais daqueles alimentos fariam com que nosso corpo adoecesse caso fossem consumidos em grande quantidade. Depois da pesquisa os pequenos montaram um cartaz com uma lista dos alimentos encontrados por eles.
 
Já o Maternal I da professora Sueli depois de pesquisar e conversar na rodinha resolveu montar um prato saudável para mostrar a todos o quanto é importante que o prato contenha sempre legumes e proteínas. A diversão foi completa quando os pequenos descobriram que usariam arroz e feijão de verdade para colar no papel.
 
O Maternal I da professora Cidália conheceu as frutas e adorou a experiência de prová-las diferenciando seus sabores. Melancia, mamão, banana e maça, todas muito conhecidas a apreciadas pelos pequenos. Todos puderam visualizar suas diferentes formas, tamanhos e cores. A percepção tátil e gustativa, além da visual foram exploradas nessa atividade. Todos se deliciaram e aprenderam a importância das frutas em uma alimentação saudável.
 



 
 


Chamadinha no Pré I

Um dos momentos mais importantes na Pré-Escola I é o momento da realização da chamadinha que acontece na roda de conversa. A chamadinha além de promover o reconhecimento do próprio nome e trabalhar a identidade, também pode ser utilizada para promover outros conhecimentos na faixa etária deles. Através do trabalho com nome podemos desenvolver a consciência fonológica, identificação de letras e fonemas dentre tantos outros conceitos relacionados ao mundo letrado.
 
O Pré I da professora Elisa realiza atividades diferenciadas todos os dias no momento da rodinha com as fichas pertencentes a chamadinha. Hoje foi dia de sortear a letra e associá-la ao nome do colega. Sim, além de reconhecer o próprio nome, os pequenos também reconhecem o nome dos colegas e assim ampliam seu repertório de letras, o que é de grande valia para os próximos anos antes da chegada a alfabetização.
 

Descobrindo as cores

Nosso Maternal I descobriu as cores primárias de forma lúdica e muito animada. Através de um jogo com garrafas, bolas e arcos coloridos os pequenos precisavam fazer associação entre as cores e colocar as bolinhas nos arcos certos de acordo com as cores representadas pelas garrafas. Parece fácil, mas para eles foi um grande desafio. Percepção visual e coordenação motora foram primordiais para o sucesso da atividade, pois era preciso que a bola permanecesse dentro do arco. Todos se divertiram muito e se desenvolveram também.
 

Maio é o mês delas!!

Como pensar em Maio e não pensar em Mãe. Mãe é aquela que cuida, aquela que pode ocupar todos os lugares, mas cujo o lugar ninguém mais pode ocupar. Por isso, nós do EDI Neusa Maria Goulart Brizola homenageamos todas as mães de uma maneira muito especial.
No EI-41 da Professora Cidália e no EI-42 da Professora Sueli os pequenos produziram cartazes especiais para aguardar a chegada do grande momento em que honrariam a presença de suas mamães dentro do espaço em que permanecem grande parte do dia: nosso EDI. Todos se preparam muito contentes para esse dia especial
 

No grande dia tão esperado elas compareceram e participaram das atividades propostas em sala que promoviam a interação entre mães e filhos através do toque, afeto e conversas. Era preciso reconhecê-los sem utilizar o olhar, apenas pelo tato, cheiro e outras coisas. Para terminar nada como um belo café da manhã e uma apresentação final para fazer derreter o coração de qualquer mãe. Parabéns Equipe Maternal I pelo empenho e carinho com as mães dos nossos pequenos tesouros.
 
 
 
Nossos Berçário também homenageou as mamães e curtiu um momento muito especial ao lado delas. Nossos bebês adoraram compartilhar brincadeiras e descobertas com as mães dentro do espaço escolar.