...O FUTEBOL
Uma paixão nacional, o futebol também é uma modalidade olímpica, e por incrível que pareça é a única competição em que o time brasileiro ainda não conquistou uma medalha de ouro. O futebol foi o segundo esporte coletivo a entrar como uma modalidade olímpica, só atrás pólo aquático e hoje se divide em duas modalidades: feminina e masculina.
Nossos pequenos pesquisaram a respeito desse esporte como modalidade olímpica e descobriram suas regras, uniformes e principalmente seu instrumento condutor: a bola!
O Maternal I das professoras Cidália e das AEIs Fatima, Gleice, Marcela C. e Sonia confeccionou a bola com jornais e revistas como as utilizadas nos jogos de futebol. Todos quiseram tocar, chutar e conduzí-la com os pés. Foi uma descoberta e tanto.
Essa turminha também conheceu a poesia de Francisco Moraes Mendes: O JOGO e dentre tantas palavras escritas destacou a palavra BOLA. Mesmo tão pequenos conseguiram reconhecer essa palavra e associá-la ao objeto já trazido pra dentro de sala de aula.
Já o Maternal I da Professora Sueli e das AEIs Lila, Renata e Viviane confeccionou uma bola com restos de jornais e fita colante, a colocou presa em um barbante e treinou o chute a gol sem parar. Todos se divertiram de montão.
Ainda no maternal I da professora Sueli a diversão foi grande quando a professora despejou no chão um saco cheio de bolas. Grandes, pequenas, coloridas ou brancas, isso não importava, o que importou foi que muitas descobertas foram feitas com tamanha quantidade de bolas!
Já o maternal II da professora Fernanda e das AEIs Marcela B. e Auricélia conheceu as regras do futebol, montou um campo, onde todos ajudaram na pintura e confecção e por fim se desenharam como jogadores para compor o tal campo criado. Coordenação motora fina, concentração e respeito aos limites da folha foram trabalhados com essa atividade.
O Maternal II da professora Raquel e das AEIs Carmem e Regina também confeccionou um campo de futebol, mas utilizou uma caixa de pizza como base e descobriu que ao soprar o canudo a bolinha se movimentava. O vento produzido pelo sopro fazia com que a bola se mexesse e o objetivo era fazer o gol. Todos adoraram a brincadeira, que além de divertida também trabalhava a parte sensorial e a coordenação viso motora.
No maternal II da professora Raquel também registramos o momento de arregaçar as mangas e amarrar as chuteiras. Sim! Nossos pequenos aprenderam como amarrar cadarços utilizando uma chuteira confeccionada com papelão. Nem precisamos descrever a tamanha concentração e empenho de todos para conseguir realizar a tarefa.
O Pre I da professora Elisa descobriu que vários esportes se jogam com bola, porém não a mesma bola. Diferença na textura, peso e tamanho entre as bolas específicas de cada esporte foi destaque na sala do Pré Escolar. E depois de tantas descobertas nada melhor do que se divertir no pátio com todas as bolas exploradas.
E os nossos bebês do berçário gostaram mesmo foi de conduzir a bola entre os espaços limitados no chão. A coordenação motora foi desenvolvida nessa atividade, mesmo com a ajuda da educadora.